Quais os impactos e como ela influencia nas vendas
Se você pretende aumentar suas vendas e prosperar no mercado, seja com loja física ou com e-commerce, é imprescindível que você ofereça uma boa experiência de compra para o seu cliente.
Mas, não estamos falando apenas em oferecer um produto, finalizar a compra em seu site ou na loja física e ter o produto em mãos. Para que ele volte a comprar de você ou indique a sua marca para outras pessoas, é preciso levar em conta outros fatores.
A experiência de compra começa desde o momento em que ele pesquisa algum produto na internet e encontra o seu site, ou quando visita a sua loja, e continua no pós-venda.
Se o intuito é fidelizar e aumentar vendas, a experiência de compra é essencial. Mas, afinal, o que é essa tal de experiência de compra e como ela pode influenciar o meu negócio.
O que é experiência de compra?
Quando decidimos comprar algo, geralmente passamos por uma série de etapas até realizar a compra, seja de forma online ou em uma loja física. Todo esse processo, denominamos de experiência de compra, e ela pode ser diferente de um estabelecimento para outro.
Esse processo não leva em conta apenas o fechamento da compra, mas todo o contexto que ela envolve, desde a comunicação de marketing que uma marca usa para atrair clientes, até o pós-venda que ela oferece para aqueles que comprou dela.
Além disso, não basta apenas atrair muitos clientes e entregar o mínimo, apenas fechando uma compra. É necessário superar as expectativas, entregar valor e gerar boas impressões.
Sabe o por quê? Assim como uma boa experiência, uma má experiência de compra também pode ser lembrada e marcar a reputação de uma marca.
Você com certeza se lembra de alguma experiência ruim que já teve ao comprar um produto, seja porque ele chegou com atraso, por causa de um atendimento ruim, sem solução para o seu problema, falta de assistência, formas de pagamento inflexíveis, entre outros.
Basta um deles acontecer para que você não volte mais a comprar no local ou site, não é mesmo? Por isso, oferecer boas condições de compra é tão essencial para incentivar ou travar as vendas no seu negócio.
Então, se sua marca oferece uma boa experiência de compra, ou seja, tem um site responsivo, fácil de comprar, com bons prazos de entrega, ou uma loja física organizada, com produtos de qualidade, formas de pagamento facilitadas, atendimento impecável, pós-venda atencioso etc., ela será lembrada e a chance do cliente voltar é muito maior.
Como oferecer ao meu cliente?
Como abordamos, a experiência do cliente começa desde o momento em que o cliente decide e pesquisa por um produto e o encontra em sua loja, até o pós-venda e fidelização do mesmo.
Em primeiro lugar, para oferecer uma experiência de qualidade ao seu cliente, é importante conhecê-lo. Saber quem é o seu público é um fator primordial para que você consiga pensar em ações para conquistá-lo a cada compra.
Entenda seus gostos, por onde ele gosta de se comunicar com sua marca, quais suas dores e reclamações, quais itens gosta de comprar, por onde compra, enfim, entenda seu público-alvo de maneira profunda.
Em segundo lugar, é importante que o negócio tenha metas bem definidas, saiba onde quer chegar, como forma de direcionar suas ações.
Em terceiro lugar, você precisa ter um atendimento impecável, atencioso, que resolva o problema do cliente e o deixe satisfeito, independente do canal em que ele está, seja por telefone, e-mail, WhatsApp, entre outros.
Portanto, essa é uma tarefa que exige atenção, pesquisa e, claro, que tudo esteja alinhado com os objetivos do negócio. Investir nessa experiência, pode ajudar a sua marca prosperar e ser lembrada.
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