Você sabia que uma em cada cinco empresas fecha suas portas em menos de um ano de operação, devido à falta de organização?
Esse foi um dado coletado pelo Sebrae, em março de 2022. Embora seja uma constatação triste, é uma realidade diária em nosso país.
Existem diversos motivos para que isso ocorra, entretanto, o mais comum entre todos esses empreendedores que precisam abrir mão de seus sonhos é a falta de preparo.
A falta de um planejamento inicial e de acompanhamento leva o empreendedor a ignorar passos importantes para a consolidação de uma empresa. Logo, a organização desde o início é fundamental para o sucesso de um negócio.
Qual a importância de fazer a organização dos cadastros?
A organização dos cadastros é imprescindível em uma empresa. Muitas vezes, o empreendedor acaba não conhecendo seus próprios serviços e produtos.
Diante disso, essa falta de organização leva ao desperdício de recursos, perda de tempo, perda de cliente e a falta de retorno em caixa. A longo prazo, esse negócio não se sustentará e será obrigado a encerrar suas atividades.
Você pode pensar: “Mas eu conheço meu produto do começo ao fim”. Isso pode até ser verdade, entretanto, imagine o tempo que levará para cada um de seus funcionários ter o mesmo conhecimento?
Com a expansão do negócio, é comum precisar ter mais membros na equipe. E não se engane: um negócio que fatura muito, nem sempre é um negócio que lucra o suficiente!
Organização dos cadastros na prática
O ideal é olhar para os cadastros de forma mais macro e depois afunilar. A padronização também é fundamental. Na hora de cadastrar, considere os seguintes pontos:
- Grupos: categoria geral;
- Subgrupos: segmentação mais específica;
- Unidades de medidas: peso, embalagem etc;
- Tributação: PIS/COFINS, CFOP, NCM;
- Códigos: códigos internos, códigos de barras e códigos dos fabricantes
Fazendo essa separação, a estruturação do cadastro será simplificada, especialmente se você contar com um sistema de gestão. Se for o caso, boa parte desse processo pode ser automatizada.
Dessa forma, é importante considerar essa organização desde o início. De fato, será muito mais fácil criar um padrão para dez produtos e depois replicar para trezentos, ao invés de precisar fazer do zero já com o estoque lotado, certo? Afinal, a tendência, e expectativa, é sempre de crescimento.
Impacto nos relatórios
Sobretudo, além de facilitar no dia a dia com o cliente, a organização dos cadastros trará informações fundamentais para uma gestão inteligente.
Com relatórios completos, você saberá a melhor forma de controlar seu estoque, como fazer a distribuição, quais mercadorias precisam ser repostas, como precificar, quais produtos não comprar mais, produção/disposição interna, devoluções etc.
São muitos dados que contribuirão para que seu negócio seja sustentável e sempre dentro da curva de crescimento.
Solução Datasmart: tecnologia que auxilia a organização dos cadastros
Finalmente, é a hora pensar na parte prática.
No início, será simples organizar os cadastros de forma manual, quando a entrada de produtos ainda é menor. Entretanto, a longo prazo, com a entrada de novos produtos e funcionários, esse processo deve ser cada vez mais simplificado.
Para que os processos internos sejam descomplicados, o ideal é ter um sistema totalmente integrado e automatizado. Logo, para te auxiliar nesse processo, a tecnologia Datasmart oferece soluções comerciais para a administração e crescimento rápido de seu negócio. E o melhor, o sistema é na nuvem. Ou seja, sem a ocupação de espaço físico na empresa.
Essa escolha trará mais segurança para seus dados (e também dos clientes), flexibilidade no dia a dia e aumento de produtividade.
Enfim, a Datasmart pensou em cada detalhe para a organização dos cadastros. Enquanto isso, você e sua equipe podem focar em outras atividades que exigirão mais atenção.
Já imaginou seu negócio crescendo sem limites? Então, conheça mais sobre essa opção. Fale agora com um especialista e descubra um novo mundo com a Datasmart.