O que é, como calcular e dicas para manter o ROI da sua empresa sempre saudável
Para se ter sucesso em qualquer negócio, é preciso que os investimentos realizados gerem retorno, afinal, aplicar dinheiro em algo que não dá resultado é prejuízo atrás de prejuízo.
Mas, o que muitas empresas não fazem é acompanhar os indicativos que demonstram esses resultados, e que são muito importantes para manter a saúde financeira do negócio no verde.
A principal métrica para acompanhar o retorno dos investimentos realizados por uma empresa é o ROI, e saber como medí-lo é essencial. Isso porque o mesmo indica quais os investimentos são mais eficientes e estão resultando em maiores retornos financeiros.
Você realiza esse acompanhamento em seu negócio? Leia este artigo e fique por dentro de como acompanhar, medir e melhorar o ROI da sua empresa.
O que é ROI?
ROI é uma sigla em inglês “Return on Investment”, que significa “retorno sobre o investimento”. Em termos gerais, é uma métrica que mostra a quantidade de dinheiro que uma empresa ganhou ou recebeu, como resultado dos investimentos realizados por ela.
Considerar essa métrica na tomada de resultados é essencial, uma vez que ela permite identificar quais são os melhores investimentos, isto é, aqueles que estão dando maiores retornos em dinheiro para a empresa.
A partir disso, você, enquanto gestor, pode tomar melhores decisões, com base em informações mais precisas de seus próprios resultados, ajustando, mantendo ou melhorando ações e investimentos que não estão dando bons resultados.
É necessário que essa métrica seja acompanhada com frequência, pois quanto mais rápido atuar em investimentos que não estão performando bem, maiores as chances de os resultados serem recuperados de forma mais rápida.
Como calcular o ROI?
O ROI é calculado por uma fórmula bem simples. Antes de realizar o cálculo, é necessário que você tenha informações como a receita e os custos que a empresa possui sobre as vendas.
A receita é todo valor recebido pelas vendas realizadas pela empresa. Os custos, por sua vez, dizem respeito ao que foi gasto para realizar essas vendas. Vamos à fórmula do ROI:
((Receita – Custo)/Custo) x 100 = ROI%
Vamos supor que você investiu R$ 1.000,00 em campanhas de marketing para vender seus produtos. Depois de um tempo, o resultado que você obteve com essa ação foi de R$ 9.000,00. Vamos ao cálculo do ROI:
((9.000,00 – 1.000,00)/1.000,00) x 100 = 800%
O resultado dessa ação resultou em um ROI de 800%, ou seja, a campanha realizada foi muito bem sucedida, pois o retorno foi de 8x o valor investido, ou 800%.
O período selecionado para realizar esse cálculo também deve ser pensado, uma vez que existem investimentos que são de longo prazo, enquanto outros pressupõem retornos mais rápidos. Outro fator também é o canal de venda considerado, pois podem ser diferentes, especialmente em termos de custos, como digital, físico e outros.
Dicas para manter o ROI saudável
Agora que você já sabe calcular o ROI da sua empresa, é importante rever os investimentos e agir o quanto antes para manter os resultados sempre positivos.
Para isso, é importante:
- Planeje metas e prazos para realizar as melhorias necessárias
- Faça avaliações frequentes para acompanhar as ações
- Diversifique ações e estratégias, diminuindo prejuízos
- Preste atenção nas tendências e mudanças no mercado
- Avalie o período dos investimentos e tenha paciência com relação ao retorno
- Entenda que nem todos os investimentos são mensuráveis.
Agora que você já possui todas essas informações em mãos, coloque-as em prática e evolua o seu negócio. Saiba que podemos te ajudar.
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