Se você nos acompanha sempre por aqui, sabe o quanto nos preocupamos com o gerenciamento de processos empresariais.
Logo, sempre abordamos assuntos que fazem diferença e são altamente relevantes no dia a dia de uma empresa. E hoje não será diferente!
Já falamos aqui sobre planejamento e gestão de contas. Porém, você sabe quais são as estratégias para otimizar seu processo de vendas? Como já adiantamos no título, não tem segredo!
Como otimizar o seu processo de vendas
Confira agora quais são os 7 passos fundamentais para otimizar o seu processo de vendas!
- Trace o perfil do seu cliente ideal
Tudo deve partir deste tópico! Sem conhecer o perfil de seu cliente ideal, as estratégias não passarão de tiros no escuro. Conhecendo esse perfil, ou persona, você saberá onde encontrá-lo, como e de que forma.
É importante ressaltar que uma empresa pode ter mais de um perfil de cliente ideal. Entretanto, esse número não deve passar de três. Desta forma, você não perderá o foco!
- Pense no funil de vendas
Depois de conhecer o perfil de seu público, é o momento de traçar todo o funil pelo qual ele passará até finalizar a compra.
Portanto, destacamos que o topo no funil são todas as pessoas que se encaixam no perfil. Ao longo do processo, você irá segmentar até atingir o público que realmente está interessado em seu produto.
Nesta etapa, as campanhas de marketing são indispensáveis. Porém, você sabe quais canais utilizar? É preciso pesquisar!
- Mapeamento do processo e etapas
Você já sabe o que precisa fazer e qual a estratégia. Mas como colocá-la em prática?
Chegou a hora de mapear de forma prática todo o processo e etapas que os clientes, e também sua equipe, passarão.
Nesse ponto, vale reunir todas as ferramentas necessárias para fazer com que tudo se torne realidade. Fique com a gente até o tópico sete para saber mais.
No momento de mapear, vale lembrar que as etapas devem considerar as ações em loja virtual e loja física, se houverem ambas.
- Crie soluções para as necessidades dos clientes
Como sua empresa solucionará o problema do cliente para que ele passe por todas as etapas do funil?
Agora, considere muito o tópico 1. Seu cliente busca conteúdo ou promoções? Qualidade ou preço? Rapidez e atenção aos detalhes? Tudo isso deve ser considerado.
- Separe os indicadores de desempenho
Otimizar o seu processo de vendas impacta diretamente na expectativa em relação aos resultados. Afinal, esse é o objetivo do processo!
Como será a mensuração do processo? Como saber se tudo está indo de acordo com o objetivo?
Será que olhar apenas para o faturamento é o suficiente? Ou devemos considerar outras métricas de sucesso? São muitas perguntas necessárias. Afinal, uma empresa que fatura muito, não é, necessariamente, uma empresa com bons lucros.
- Dê feedback para a equipe
Não adianta olhar apenas para os clientes e esquecer quem está ao seu lado.
Deixe claro suas expectativas em relação ao trabalho da equipe, aponte pontos de melhorias, apresente os objetivos/indicadores e dê os melhores exemplos. Por fim, considere sempre separar um tempinho para o feedback individual.
- Conte com a tecnologia para auxiliar no processo
Deixar todas essas etapas apenas na ponta do lápis será um trabalho imenso!
Além de exigir muito tempo, algumas etapas do processo correm o risco de ficarem perdidas ou esquecidas no meio do caminho. Para que isso não aconteça, considere utilizar um software de gestão para te auxiliar a otimizar o seu processo de vendas.
Como utilizar a solução Datasmart
Viu como otimizar o seu processo de vendas não é um enigma de outro mundo? Muito pelo contrário!
De fato, essa é uma missão também para a Datasmart. Com soluções assertivas e práticas, esse software será parte indispensável de seu processo de vendas. Quer saber como? Conheça agora todas as opções Datasmart disponíveis para você.
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