72% dos consumidores estão de olho na data em 2022, de acordo com pesquisa do Instituto Ipsos.
Não há dúvidas de que a Black Friday é uma data que movimenta o comércio físico e eletrônico em todos os sentidos, seja nas promoções, nos descontos e, claro, nas vendas.
A Black Friday nasceu como uma grande promoção de produtos eletroeletrônicos e, com o tempo, dominou as lojas virtuais e físicas. Hoje, as promoções se aplicam a itens variados e é uma das melhores datas do ano para impulsionar as vendas.
Diferente do Dia das Mães, Dia das Crianças e até mesmo no Natal, a Black Friday é aguardada de forma mais individual: o consumidor deseja comprar itens para si mesmo. Isso, sem dúvida, aumenta o potencial de conversão para qualquer negócio, inclusive para serviços.
Mas, como se preparar para tudo isso e aproveitar os maiores picos de venda do ano? Continue com a gente e saiba como preparar o seu negócio para a Black Friday 2022.
O primeiro passo é planejar
A principal etapa para preparar seu negócio para a Black Friday é o planejamento, pois, através dele, você consegue identificar os pontos fortes e oportunidades em seu segmento.
Aqui vão os principais pontos para desenvolver em seu planejamento de Black Friday:
– Atente-se ao fluxo de caixa:
Como está seu fluxo de caixa? Você possui disponibilidade para investir ou pode ser arriscado? Terá verba de investimento para marketing? É importante conhecer seu terreno antes de mais nada.
A Black Friday deve ser vantajosa para o cliente, mas também, principalmente, para o seu negócio!
– Saiba quais produtos são mais procurados:
Quais os produtos mais procurados pelo seu cliente ideal? Vale a pena colocar esses produtos em promoção ou seria mais assertivo tentar desvencilhar-se de produtos encalhados?
Nem sempre vale a pena colocar todos os produtos ou serviços em problema, então, é necessário pensar estrategicamente.
– Prepare o seu estoque:
Agora que você já sabe o quanto pode investir e em quais produtos, como anda seu estoque? Você terá disponibilidade de atender a demanda na Black Friday?
Além disso, vale a pena negociar com fornecedores para tentar obter melhores preços.
– Ofereça boas opções de pagamento:
Você sabia que Black Friday não é só promoção? Muitas vezes, o cliente só precisa de uma condição de pagamento que se encaixe em seu orçamento.
Logo, se você só parcela com juros, já pensou em oferecer sem juros nessa data? Ou parcelar em mais vezes do que de costume?
Além disso, vale a pena pensar em programas de pontos, onde o cliente acumula cashback para futuras compras.
– Defina o horário de atendimento:
Se você atende em loja física, é importante se planejar e atender dentro do horário estabelecido. Agora, se for estender o expediente, converse antecipadamente com os funcionários e defina a escala.
– Organize as a logística de entregas:
Caso você trabalhe com produtos, disponibilizará a opção de entrega? Com isso, é fundamental definir as regras de envio para dentro e fora de sua cidade. Da mesma forma, considere o tempo de envio das encomendas.
– Não esqueça de mensurar os resultados:
Recolha dados! Registre todas as ações, destaque pontos positivos e pontos negativos. Esses resultados serão imprescindíveis para a próxima Black Friday.
Um sistema de software capaz de coletar e organizar essas informações em tempo real pode ser o grande diferencial para aproveitar as oportunidades de vendas no período.
– Tenha um sistema de gestão que acompanhe o fluxo:
Um sistema de gestão fará toda a diferença nesse momento, pois além de auxiliar sua empresa durante todo o processo de vendas, fica disponível para consulta em qualquer período.
Chegou o momento de divulgar!
Está tudo planejado em sua empresa, mas como os clientes chegarão até ela? Pense também nas ações de marketing!
✔ Produza conteúdos para redes sociais:
As redes sociais sempre precisam de conteúdo frequente. Entretanto, durante o período de Black Friday, essa criação precisa ser mais intensa e com bastante foco nas promoções.
Esteja presente em diversos canais, como: Instagram, Facebook, WhatsApp, TikTok e, se possível, YouTube.
✔ Faça e-mail marketing:
Sim, o e-mail marketing ainda vende – e muito! Então, se você tiver essa disponibilidade, essa é uma estratégia bem direcionada e com valor baixo.
Mas nada de comprar listas com e-mails prontos, ok? É importante trabalhar com sua própria base.
✔ Anuncie no Google:
Especialmente na Black Friday, seu cliente será impactado por muitos anúncios. Se você usar apenas a estratégia de conteúdo orgânico, sua loja ficará em segundo plano. Invista em campanhas pagas e garanta aparecer mais que seus concorrentes.
É fundamental investir em: Google Ads (Shopping, Search e YouTube) e Meta Ads (Facebook e Instagram).
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