Quais são os principais, como analisá-los e como eles podem ajudar a melhorar as vendas ao longo do tempo.
Criar uma empresa exige muitos esforços, especialmente para que ela cresça e se torne competitiva no mercado.
Este processo, no entanto, envolve muitas informações que direcionam a tomada de decisões, e saber selecioná-las é muito importante.
Um dos fatores que auxiliam e facilitam esse processo, direcionando gestores para soluções mais assertivas, são os indicadores de vendas ou KPIs.
Eles indicam, de uma forma mais organizada, como a empresa está referente a determinado fator, e direciona as estratégias para manter a saúde e o crescimento da empresa.
Continue lendo este artigo e saiba o que são KPIs ou indicadores de vendas, o quanto eles são relevantes e como analisá-los na sua empresa.
O que são KPIs ou indicadores de vendas?
KPI é uma sigla para Key Performance Indicator, que, traduzindo, significa “indicador chave de performance”. Basicamente, um KPI é uma métrica usada para medir o desempenho das estratégias que são realizadas em uma empresa.
É importante ressaltar que esses indicadores servem para medir o desempenho de diversos setores de uma empresa, e não apenas o de vendas, além de estarem estritamente alinhados ao objetivo geral do negócio.
No caso das vendas, alguns indicadores são mais utilizados e medidos pelo time comercial, os quais ajudam na elaboração de estratégias para aproveitar novas oportunidades.
Portanto, nem todos os KPIs fazem sentido para um negócio. É importante entender quais estão relacionados ao objetivo da empresa e de cada setor.
Cabe ter em mente, que a informação pela informação apenas, não gera resultados ou melhora uma operação. É preciso analisá-la de forma precisa.
Qual sua relevância para as atividades de uma empresa?
Os indicadores, como o próprio nome já diz, indicam se o desempenho de um determinado setor ou atividade está de acordo com as expectativas e os objetivos estabelecidos para tal.
Logo, para manter a sustentabilidade e sucesso de qualquer negócio, fazer análise e acompanhamento de KPIs é fundamental.
É com esses indicadores, por exemplo, que uma equipe de vendas consegue mensurar as ações e direcionar estratégias mais assertivas para aumentar vendas, por exemplo, se esse for o objetivo principal deste setor.
Portanto, em resumo, os indicadores ajudam a empresa a crescer de forma saudável, identificar falhas no processo e corrigi-los rapidamente, mantendo a estabilidade financeira em todas as suas atividades.
Principais indicadores para o seu negócio
Como apontamos anteriormente, os indicadores são essenciais e direcionam as ações de uma empresa de forma mais estratégica, com dados concretos, sem achismos.
É importante ressaltar que existem diversos tipos de indicadores, mas é necessário identificar quais deles fazem mais sentido para suas operações, antes de considerá-los em suas estratégias.
Existem alguns tipos de indicadores ou KPIs comuns:
- Quantidade de leads/leads qualificados: é o número de visitantes em seu site ou página de vendas com potencial de se tornarem clientes. Para se tornarem qualificados, é importante medir a proporção de quantos leads foram coletados (por eventos, e-mail marketing, landing pages, e-books etc.), quais realmente viraram clientes.
- Ticket médio: diretamente relacionado ao faturamento de uma empresa, é um indicador que mostra o gasto médio de cada cliente em sua loja ou site. Acompanhá-lo é essencial para entender quais produtos ele costuma comprar, quais as quantidades, e traçar estratégias que incentivem essa compra.
- CAC: é o custo de aquisição de cliente, e se refere ao custo que uma empresa despende para ter um cliente. Esse valor impacta diretamente no faturamento e também no planejamento financeiro de uma empresa.
- Taxa de churn: é o indicador que mede o número de cancelamentos que uma empresa teve ao longo do tempo. Com ele, é possível entender o nível de satisfação do cliente para elaborar novas ações e oportunidades.
- ROI: o Retorno sobre o Investimento diz respeito ao quanto a empresa ganhou com o investimento realizado em ações. O ROI pode ser calculado com a seguinte fórmula: ROI = (receitas – custo / custo) x 100.
- Número de vendas: mostras a relação entre a quantidade de vendas realizadas e as receitas recebidas com ele.
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