O que é precificação, sua importância e como colocar os preços corretos em seus produtos
Você, empreendedor, sabe que quando se inicia um negócio, existem diversos pontos para serem definidos, e um dos mais importantes é a precificação dos seus produtos.
Em geral, a precificação ajuda a melhorar os resultados da sua empresa, oferecer uma boa experiência de compra para o seu cliente, cobrir custos e despesas importantes e ainda conhecer melhor a concorrência e o seu público.
Essa é uma tarefa essencial para que a sua empresa se mantenha saudável financeiramente, e é determinante para o sucesso dela frente aos concorrentes.
Mas não se limite, pois precificar produtos é uma tarefa que vai além de pesquisar concorrentes e encontrar um valor adequado. Os preços cobrados precisam cobrir os custos de produzi-los e comercializá-los, além de gerar lucro.
Afinal, você está precificando os seus produtos de maneira correta?
Se bateu aquela dúvida, leia este artigo, pois, nele, vamos abordar o conceito de precificação, sua relevância para a saúde financeira do seu negócio e quais estratégias você pode utilizar para precificar de maneira correta.
O que é precificação?
O próprio nome já diz tudo. Precificação é o ato de dar preços aos produtos oferecidos por sua empresa.
Apesar de simples, esta ação envolve muitos fatores do macro e do microambiente em que a empresa atua e que são relevantes para esse processo, como pesquisa de mercado, pesquisa de concorrentes, análise financeira da empresa, tributação, entre outros.
Logo, essa ação não está e nem pode ser baseada em achismos, mas em informações concretas sobre a própria empresa e o ambiente em que se encontra.
Para isso, um planejamento bem feito pode ajudar neste processo e evitar erros ao longo do percurso, que podem gerar prejuízos e prejudicar a empresa.
Importância da precificação correta
Precificar seus produtos de maneira correta pode evitar que sua empresa fique no prejuízo. Isso já é um bom motivo para realizar este processo de maneira atenciosa e correta.
Com os preços corretos, a sua empresa pode se destacar no mercado, se tornando mais competitiva, além de conquistar mais lucro, pois as chances de prejuízo são bem menores.
Além disso, você pode ter um controle maior sobre custos, despesas, investimentos e do planejamento financeiro como um todo. Entender o mercado, suas tendências e movimentações, são fundamentais para se ter uma previsibilidade do próprio negócio e manter uma gestão financeira saudável.
Estratégias de precificação
Para definir os preços de seus produtos, é necessário saber, a princípio, algumas informações, como impostos obrigatórios, custos fixos e variáveis de produção (frete, embalagem, descontos, salários e comissões, matéria-prima e outros), margem de lucro e o valor praticado no mercado.
É importante ressaltar que a precificação de serviços deve ser feita de maneira diferente, pois envolvem outros fatores, até mesmo intangíveis, como força de trabalho, mão de obra e recursos intelectuais.
Você pode utilizar 3 estratégias diferentes para precificar seus produtos: por margem de custo, margem de contribuição ou markup.
Margem de custo
É uma das formas mais simples utilizada, pois basta você somar ao custo final do produto, a margem de lucro pretendida. Essa estratégia oferece maior previsibilidade e menores riscos.
Margem sobre custo = valor do produto + lucro da empresa
Exemplo: Imagine que você vende salgados e o custo final é de 50 reais. O lucro que você pretende ter sobre esse valor é de 50%. Portanto, o preço do seu produto será de: 50,00 + (0,5 x 50,00) = 50,00 + 25,00 = 75,00.
Margem de contribuição
Essa estratégia é baseada no valor de vendas mais os custos fixos e variáveis de produção. Ela oferece menor previsibilidade e maiores riscos.
Margem de contribuição = valor das vendas – (custos + despesas variáveis)
Exemplo: Imagine que o preço de venda de um produto é de 30 reais, o custo de produção é 10 reais e as despesas variáveis, 5 reais. A margem de contribuição de cada produto é: 50,00 – (10,00 + 5,00) = 35,00.
Markup
Essa estratégia indica o cálculo do custo de produção total.
Markup = 100 / [100 – (despesas variáveis + despesas fixas + margem de lucro)]
Exemplo: Para você vender uma bicicleta, sua empresa calculou os seguintes custos e despesas: margem de lucro 15%, despesas fixas 20% sob a venda; despesas variáveis 15% sob a venda e custo de produção de 50 reais. Temos um markup de: 100 / [100 – (15+20+15)] = 100 / 50 = 2. O preço de venda é o markup multiplicado pelo custo de produto, que é: 2 x 50 = 100,00 reais.
E então, essas dicas foram úteis para você? Siga os passos e verifique se você está fazendo a precificação de seus produtos de maneira correta.
Nosso sistema possui os recursos necessários para que esse processo se torne ainda mais fácil para você. Conte com a gente para te ajudar sempre, empreendedor.
Ficou interessado em conhecer a solução? Fale com nossos especialistas e descubra os benefícios da Datasmart para o seu negócio. Simplifique sua gestão de forma personalizada e eficiente.