O que é esse tipo de consumidor, quais seus hábitos e comportamentos de consumo e como conquistá-los.
É muito comum ouvirmos conceitos relacionados ao consumidor ou ao mercado em geral. Provavelmente, você já deve ter ouvido algo do tipo “Varejo 3.0” ou até mesmo “Marketing 4.0”, mas você conhece o conceito de “Consumidor 5.0”?
Esse novo tipo de consumidor apresenta comportamentos atualizados, que direcionam as demandas atuais e precisam ter a atenção da sua empresa e das outras marcas do mercado.
Continue lendo este artigo e conheça as particularidades deste consumidor, onde encontrá-los e como sua empresa pode conquistá-lo.
A publicidade e as mudanças no consumo
O comportamento de compra e consumo das pessoas têm se diferenciado muito, e não é de hoje essa mudança. Este processo já passou por inúmeras transformações, à medida que o mercado e os avanços tecnológicos também evoluíram.
O surgimento da publicidade, das campanhas de televisão, rádio e, agora, com as mídias sociais, promoveram uma evolução muito representativa nos hábitos de consumo hoje em dia.
Hoje, o consumidor está muito mais exigente, realiza mais pesquisas antes de fechar uma compra, possui mais acesso às informações da empresa e do produto e busca negociar mais, claro, exigindo produtos de boa qualidade, independente de valores.
Quem é o consumidor 5.0?
O consumidor 5.0 é uma evolução de todos os outros tipos de consumidores que já existiram. Ele faz parte da geração de Millennials, conhecidos como pioneiros digitais, e da geração Z, jovens que já cresceram usando a internet e possuem comportamentos mais estreitos com as marcas.
Esse tipo de consumidor costuma realizar compras pela internet, e utiliza as mídias sociais para pesquisar sobre produtos e consumir conteúdos que as marcas trabalham. As redes sociais, como Instagram, Facebook e outras possuem grande influência nesse tipo de comportamento.
Outro fator importante para esse tipo de consumidor é a sua experiência de compra. Se ele obteve um produto de qualidade, teve um ótimo atendimento, conseguiu comprar com facilidade, as chances de ele indicar ou comprar novamente de sua marca é muito maior.
Agora, se essa experiência for negligenciada, os problemas podem ser ainda mais sérios. Além de não indicar sua marca ou comprar novamente dela, ele ainda pode espalhar comentários negativos, contando sobre a experiência ruim que teve, expondo a empresa de uma forma bem negativa.
Além desses fatores, os consumidores 5.0 também possuem um perfil de relacionamento mais próximo com as marcas, bem como se aproximam delas quando seus princípios e propósitos são semelhantes.
Afinal, onde eles estão?
Um dos lugares em que, provavelmente, esses consumidores estão é na internet. O consumidor 5.0 é ativo na internet e nas redes sociais. Portanto, se você quer que sua marca seja reconhecida, estar na internet é requisito básico.
Estes consumidores estão habituados a utilizar a internet para pesquisar produtos, serviços, marcas e, claro, comprar delas. Mas, valorizam muito a experiência de compra que elas oferecem, dão opiniões e buscam aquelas com propósito e personalidades semelhantes.
Além de pesquisar a fundo as marcas, eles também consultam outros consumidores, através de feedbacks, avaliações, reputação da marca e opiniões de outras pessoas, e estão online além do horário comercial, podendo ser impactados a qualquer momento.
Como conquistá-los?
Para conquistar esses consumidores, sua marca precisa ser autêntica e ter personalidade. É preciso se conectar com o consumidor, fazer ações criativas que promovam a marca e conquistem sua confiança.
Além disso, sua marca precisa se comunicar em diversos canais, seja nas redes sociais, nas campanhas de publicidade, no rádio, na TV, em qualquer lugar. Bem como se comunicar com o consumidor de maneira fácil e acessível.
Valorize os feedbacks, as avaliações, atue rapidamente nos problemas apresentados por eles e cuide da reputação da sua marca perante as outras no mercado. Surpreenda no atendimento e na experiência dele com a sua marca, e fique atento às novidades do mercado.
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