Saiba o que é preciso fazer para fazer uma gestão financeira eficiente
Sabemos o quanto uma gestão financeira eficiente pode ser o diferencial para qualquer empresa no mercado. Isso porque, basicamente, a saúde financeira do seu negócio é que vai determinar os rumos dele no mercado.
Em contrapartida, realizar o controle financeiro em qualquer empresa não é uma tarefa fácil, exige planejamento, controle e, claro, muita atenção. Quando o assunto são números, o patrimônio da empresa deve vir sempre à frente.
O simples controle de caixa que você realiza diariamente em sua empresa é uma forma de gestão muito eficiente, e que pode refletir em suas atividades e faturamento futuros. Mas, você acredita que muitas pessoas que possuem seus negócios não realizam nem isso?
Pois é, e esse é um dos principais motivos que muitos negócios não vão para frente. Muitos empreendedores ainda misturam as contas pessoais com as da empresa, o que é um caminho sem volta se não ser separado desde o início.
Logo, é imprescindível que seja realizado um controle financeiro em sua empresa, pois além de facilitar a tomada de decisão, diminui o risco de falhas e até mesmo de fraudes bancárias.
Para isso, separamos algumas dicas essenciais para que você realize uma gestão financeira eficiente do seu negócio, com o propósito de fazê-lo prosperar.
1 – Faça um planejamento estratégico
Essa é a base de uma boa estratégia de negócios. Quando se tem um plano, é possível saber o que é necessário ser feito, bem como onde se quer chegar, e um bom plano de ação não envolve apenas finanças, mas toda a empresa.
Áreas como recursos humanos, produção, logística, enfim, todos os departamentos são contemplados e precisam possuir objetivos bem definidos, de forma a seguir em sintonia com a empresa como um todo.
Se for do desejo do empreendedor, condições de expansão, por exemplo, devem constar neste planejamento, além das ações para se chegar até esse patamar.
2 – Separe finanças pessoas e empresariais
Essa é uma das principais ações, se não a mais importante dentro de uma empresa. É um erro imenso se o empreendedor achar que deve usar o dinheiro do negócio para pagar contas pessoais, mesmo repondo depois.
Tudo deve ser bem definido e separado, pois isso pode gerar um ciclo vicioso que acaba descontrolando toda a parte financeira da empresa, gerando prejuízos que podem se estender e prejudicá-la a longo prazo.
3 – Registre tudo
Do produto mais simples até o mais caro da sua loja, registre tudo. Manter um fluxo de caixa saudável facilita visualizar a saúde do negócio, o que pode refletir em decisões a curto, médio ou até mesmo longo prazo.
Tendo tudo anotado ou registrado, seja numa caderneta ou em um sistema avançado, você tem uma visão do quanto a empresa vendeu no dia, por exemplo, ou se tiver alguma falta, algo que faltou ser registrado, pode ser logo identificado.
4 – Capacite a sua equipe
Treine sua equipe com relação às ferramentas que são utilizadas para fazer esse controle financeiro. Indique cursos de gestão financeira, para que seja compreendido os seus benefícios e se torne mais fácil sua implementação.
Se você mesmo é o responsável por realizar o controle financeiro da empresa, capacite-se, realizando cursos na área, aprendendo a mexer com ferramentas específicas e que facilitem essa gestão.
5 – Use um sistema de gestão
Um bom sistema de gestão, que simplifica processos e ajuda na tomada de decisões da empresa pode ser a chave para o sucesso.
Ele precisa acompanhar o crescimento do seu negócio, ter qualidade de informações, segurança e rapidez na geração de dados, importantes na tomada de decisão.
Por isso, conheça nosso sistema de gestão Datasmart. Muito além de um ERP convencional, possui os recursos necessários para uma gestão segura e eficiente do seu negócio, inclusive financeira.
Ficou interessado em conhecer a solução? Fale com nossos especialistas e descubra os benefícios da Datasmart para o seu negócio. Simplifique sua gestão de forma personalizada e eficiente.