O planejamento das contas do seu negócio é fundamental para que ele atinja o sucesso e se mantenha saudável a longo prazo.
Inclusive, quando falamos sobre organização de cadastros, citamos os principais motivos pelos quais muitas empresas fecham no primeiro ano. A realidade é uma só: muitos problemas possuem origem financeira. Tanto o excesso, quanto a escassez!
Saber lidar com o financeiro da sua empresa é a base. De nada adianta uma empresa que fatura muito, mas gasta além.
Vamos ver como aplicar o planejamento financeiro em seu negócio?
O que e como fazer o planejamento das contas do seu negócio
Seu planejamento de contas incluirá todas as movimentações financeiras de sua empresa!
Em teoria, é colocar na ponta do lápis tudo o que você fatura e tudo o que você gasta. Parece uma simples conta de matemática. Entretanto, colocamos o “em teoria”, justamente porque todos os gastos e recebimentos serão variáveis.
Além de serem variáveis, cada empresa conta com seu modelo de planejamento ideal. Algumas contam por semana, outras por mês. O mais importante é saber como aplicar o planejamento para equilibrar as contas e saber precificar.
Afinal, o preço de seu produto ou serviço deve ser variável de acordo com seu investimento. Justamente por isso, é muito perigoso basear-se no concorrente.
Ou seja, tudo isso é importante para ter um negócio saudável.
Plano de contas
O plano de contas é onde colocaremos esses números em prática. É importante não esquecer de nada. Qualquer detalhe falho, pode prejudicar o resultado final.
Ativos
Suas contas ativas são aquelas que não são palpáveis, mas fazem parte das responsabilidades da empresa. Aqui é fundamental não misturar as finanças da empresa com as finanças pessoais.
Exemplos dessas contas ativas são: investimentos, empréstimos etc.
Passivos
Já as contas passivas, são aquelas devidas para terceiros: fornecedores, por exemplo. É importante analisar, pois, algumas contas são consideradas passivas e ativas também.
No geral, os passivos são devedores da empresa, tudo aquilo que reúne suas obrigações e compromissos.
Receitas
Chegamos na parte boa!
Tudo que entra no caixa da empresa é considerado receita. Não necessariamente, deve vir da venda de seus produtos ou serviços. Um imóvel alugado pela empresa, por exemplo, também é considerado receita.
Despesas
As despesas significam os pagamentos. Fornecedores, funcionários, novos equipamentos, aluguel. Tudo isso entra como despesa.
Ou seja, o planejamento das contas do seu negócio deve cobrir esses grupos. Assim, você não correrá o risco de deixar nada passar!
Você viu que são muitos detalhes, certo? Então, é uma excelente opção ter um bom contador e utilizar um software para te ajudar.
Solução Datasmart
Todos esses dados, sem a análise ideal, são apenas números.
Para saber tomar decisões estratégicas para a sua empresa, é necessário ver seu plano de contas como uma central de dados.
De fato, pode parecer muito no começo. Porém, ter todas essas informações a longo prazo será indispensável. Afinal, vivemos na era da informação!
Para automatizar processos e registrar todos os pontos-chave, conte com as soluções da Datasmart. Essa é uma tecnologia que oferecerá à sua empresa toda segurança, flexibilidade e alta produtividade.
Saiba que, antes mesmo de você ler esse artigo, a Datasmart já havia construído tudo o que você precisa para colocar em prática.
Não deixe para amanhã, cuide agora do planejamento das contas do seu negócio. Clique e envie uma mensagem para um de nossos consultores. A saúde financeira de sua empresa agradece.