Quando falamos sobre empreendedorismo, sabemos que, para que o negócio funcione, é necessário uma boa relação entre oferta e demanda.
Ou seja, é fundamental que haja uma relação vantajosa entre quem oferece o produto/serviço e quem consome.
De fato, sempre falamos em facilitar as condições de pagamento para seu cliente. Entretanto, a saúde financeira de seu negócio deve ser o foco.
Cuidado com as vendas a prazo
Se tratando da realidade de um país como o Brasil, é inviável que sua empresa só receba pagamentos à vista. Sabemos que o fator parcelamento é importante no processo de decisão de compra.
Na prática, é possível que seu cliente use o número de parcelas disponíveis para escolher entre você e seu concorrente.
Por outro lado, de nada adianta oferecer um número alto de parcelas, se isso prejudicará seu negócio. Essa atitude, inevitavelmente, fará com que sua empresa “pague” muito antes de receber. Assim, quando receber efetivamente o pagamento, pode ser tarde demais.
Além disso, sabemos que o dinheiro pode desvalorizar-se muito rápido. Logo, R$999 hoje, não são os mesmos R$999 daqui oito meses.
Cuidados com o controle de recebimentos
Isso significa que você não deve vender a prazo? Muito pelo contrário. Como citamos anteriormente, o brasileiro já está acostumado com esse tipo de pagamento. Então, sua empresa não deve deixar de oferecê-lo.
Porém, é importante prevenir-se em relação ao controle de recebimentos. É necessário prestar conta de tudo que sai e entra.
Planejamento
O planejamento de contas é fundamental para manter seu negócio em pé. Com ele você saberá quais são todas as suas despesas e lucros.
Dessa forma, é possível realizar uma projeção das finanças de seu negócio e saber se é, ou não, possível receber pagamentos a prazo. Pois, um pagamento a prazo pode não parecer muito significativo de forma isolada, mas, o cenário pode mudar muito quando analisamos diversas vendas em conjunto.
Outro ponto importante é: jamais trabalhe no limite. Afinal, essa é só uma projeção. Sua empresa pode ter inúmeros gastos inesperados e você ficar na mão (e com diversos pagamentos pendentes).
Análise do cliente
Analisar o cliente deve fazer parte do processo.
Até aqui, falamos apenas do quanto o valor de seu produto/serviço pode ser desvalorizado e fazer falta no fechar das contas. Agora falaremos da possibilidade de você deixar de receber.
Dependendo da situação, o cliente pode simplesmente deixar de pagar. Ou seja, a situação pode ficar muito pior. Por isso, torna-se fundamental analisar o perfil do cliente e saber quando barrar as compras.
Além disso, você precisa ter um plano de ação para saber realizar as cobranças.
Utilize tecnologia
Quanto maior o seu volume de vendas, mais difícil fica para analisar o perfil do cliente de forma individual e tabelar todas as vendas.
É justamente esse o ponto que você deve querer chegar. E, quando ele chegar, se você já estiver usando a tecnologia a seu favor, será muito mais prático, objetivo e lucrativo.
Como utilizar a solução Datasmart
Na prática, a tecnologia auxiliará em toda a rotina de sua empresa.
Análise de perfil de clientes, entradas e saídas financeiras, controle de estoque… tudo pode ficar muito mais fácil usando a tecnologia a seu favor.
Mesmo quando o negócio é pequeno, vivendo na era da praticidade, informação e necessidade de segurança, essas soluções online farão toda a diferença e contribuirão para o sucesso de sua empresa.
Então, comece hoje a automatizar processo e potencializar os lucros de sua empresa. Conheça as soluções que a Datasmart criou pensando em empreendedores como você.
Para te ajudar a agir de forma estratégica, sempre pensando em seu negócio, nossos consultores estão disponíveis para tirar suas dúvidas. Envie sua mensagem!