A gestão contábil é um dos principais pilares para obter lucro com seu negócio.
Uma empresa com alto faturamento nem sempre será um negócio lucrativo. Isso acontece devido a relação entre receita e despesas. Não adianta receber muito e gastar muito mais. O mercado já está saturado de empresas com alto faturamento fechando no vermelho.
Pensando nisso, vamos detalhar a importância da gestão contábil para entender essa relação!
Gestão contábil: por que realizar?
A administração de um negócio pode ser muito mais desafiadora do que conquistar e manter clientes, sabia? De fato, é necessário ter disciplina para enfrentar todas essas questões.
É importante lembrar que a gestão contábil é responsável por fornecer, mensurar e comunicar os dados contábeis que impactam diretamente em diversos setores da empresa. E a contabilidade precisa ser confiável!
Assim, com a gestão contábil estruturada, a empresa consegue reunir informações importantes para tomar decisões, realizar a elaboração de planejamentos e, é claro, acompanhar as operações.
Uma dica importante desde já: sempre separe as contas da empresa de suas contas pessoais.
Como uma tarefa de tanta importância, deve ser priorizada na empresa.
O que é receita?
Vamos começar falando sobre receita!
Resumidamente, a receita é o valor que entra na empresa em troca de uma prestação de serviço remunerada ou venda de um produto para alguém (vale também para pessoa jurídica);
Além disso, a gestão contábil inclui como receita o capital geral adquirido através da área de atuação principal da empresa. Isso, consequentemente, é responsável por aumentar o ativo patrimonial do negócio.
Porém, nem sempre qualquer entrada será classificada como receita. Um exemplo muito bom é um empréstimo. Por mais que aquele valor entre em caixa, ele não foi recebido através de uma prestação de serviços ou venda de produtos.
Pareceu muito complexo? Aqui vão alguns exemplos:
- Prestação de serviços para pessoa física ou jurídica;
- Venda de produtos, PF e PJ;
- Rendimentos obtidos através de investimentos em nome da empresa;
- Royalties.
*Royalties: quantia paga por alguém a um proprietário pelo direito de uso, exploração e comercialização de um bem.
O que classificamos como despesa?
Agora chegamos ao ponto que deixa todo empreendedor de cabelo em pé: as despesas.
Considerando a manutenção e escala da empresa que precisam de recursos financeiros, as despesas são classificadas como todos os pagamentos necessários para mantê-los.
De forma simples, podemos classificar como despesas os gastos obrigatórios. Gastos fundamentais para manter a empresa em funcionamento. E, claro, recursos necessários para seu crescimento. São gastos administrativos!
Lembra que citamos o empréstimo no tópico anterior? O pagamento dele é uma despesa!
Que tal alguns exemplos para ficar mais fácil?
- Conta de internet, luz, água e gás;
- Abastecimento de alimentos e produtos de limpeza;
- Contratação de serviços;
- Impostos;
- Pagamento de funcionários;
- Pagamento de serviços terceirizados;
- Compra de equipamentos;
- Taxas de administração;
- Pagamento de empréstimos.
E o lucro?
Por fim, o lucro é o valor líquido restante desta equação, isto é, o valor que não está comprometido para nenhuma despesa.
Geralmente, a margem de lucro pode variar de negócio para negócio. Por isso, tome muito cuidado ao comparar sua empresa com outra. Mais importante do que o valor somado no final, é a rentabilidade.
Bônus: risco de endividamento
Pensando em realizar algum empréstimo? Então, saiba mais sobre o risco de endividamento.
Esse risco será calculado pelo banco, que, após isso, avaliará se sua empresa está apta ou não para receber o empréstimo. O cálculo é realizado através da divisão do passivo total pelo ativo total.
Com esse comparativo, o banco consegue projetar se a empresa conseguirá arcar com a despesa do pagamento ou corre risco de endividamento.
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Você sente que sua lista de despesas é infinitamente maior do que a lista de receitas?
Sem dúvidas, um sistema completo de gestão contábil vai ajudar a identificar os pontos de falha. Registro de saídas, recebimentos e relatórios automáticos. Tudo para ajudar na gestão e na melhor tomada de decisões.
Além de deixar o dia a dia mais prático, reduz a chance de erros e/ou esquecimentos!
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